domingo, 24 de fevereiro de 2008

I´ll See You on the Dark Side of the Moon...

Na noite do dia 20 para 21 de fevereiro eu estava na casa de meus pais, o "Observatório da Vila São José", e pude apreciar um belo evento astronômico, um eclipse total da lua.

No eclipse lunar podemos ver a sombra da Terra cobrindo a luz que a Lua normalmente reflete do Sol.

O eclipse teve início por volta de 22h43, quando a sombra da Terra começou a surgir sobre a Lua. Apesar de haver muitas nuvens no céu foi possível ver pouco a pouco a Lua ficar completamente encoberta, o que ocorreu por volta de 00hs (zero horas) do dia 21.

Infelizmente cerca de 10 minutos depois que a Lua ficou totalmente eclipsada as nuvens resolveram encobrir todo o céu, devido a Lua estar escura a visibilidade foi a zero, e este foi o fim das observações, porém eu diria que meu testemunho do evento foi bem sucedido.

Foi realmente um espetáculo da natureza, eclipses lunares não são corriqueiros, eclipses totais como esse são raros! O próximo eclipse lunar total ocorrerá apenas em 2015.

Ah! Uma curiosidade interessante, estão vendo aquela "estrela" que está do lado direito da Lua? Não se trata de uma estrela, é na verdade o planeta Saturno! =)

Nenhum comentário: