sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Seria a vida estável?


Me pergunto se nossa vida é algo estável. Muitas vezes estamos levando nossas vidas de forma tranqüila, imaginando que estamos em um trilho, e seguimos uniformemente esta via. É quando algo que parece minúsculo lhe tira repentinamente daquele movimento retilínio.
Newton quando começou a estudar as forças que fazem planetas girarem em torno do sol, também começou a questionar-se sobre a estabilidade do sistema solar, pois devido fracas interações da gravidade de outros planetas, poderia ser que um dia nossa pacata comunidade de planetas entrasse em colápso.
Existem muitos aspectos da vida que desconhecemos, e talvez seja impossível para nós realmente conhecermos todos. Então como garantirmos nossa estabilidade física, psicológica e emocional, quando de uma hora para outra, sem aviso nenhum, nosso sistema pode desmoronar por não nos conhecermos o suficiente?
Para aqueles que não pensam na estabilidade de nossa galáxia (a via láctea), vai aqui uma curiosidade:

Todos devem conhecer a constelação de Sagitário! Com certeza você já pensou naquela figura com uma flecha da mitologia grega. Pois é, se um dia você estiver em uma cidade de céu claro (ou seja, fora de São Paulo), tente procurar esta constelação. A grande curiosidade é que desta constelação emana uma forte fonte de rádio, extraterrestres? Não, não se trata dos homenzinhos verdes. Existe lá uma estrela chamada S2, que tem uma órbita Kleperiana (em forma de elípse, como os planetas de nosso sistema solar), logo, em um dos focos da elípse deve estar algo de grande massa para gerar este efeito gravitacional em S2, calculando a massa de S2 (sim isso é perfeitamente possível), nos foi possível determinar a massa da suposta estrela que faz S2 se movimentar de forma parecida com a terra, porém com um raio médio muito maior (120 vezes maior), e foi verificado que a "estrela" deveria ter cerca de 2,6 milhões de vezes a massa do sol.
Muito bem, agora pasmem, quando os telescópios foram apontados para o centro do movimento de S2, o que encontraram? Nada...
Explicação? Deve haver lá um super massivo buraco negro, afinal, algo com tanta massa deveria ser visível com nossos telescópios, já que podemos ver S2 com facilidade. Este buraco negro é chamado de Sagittarius A*.
Um buraco negro... Sabemos nada ou com otimismo muito pouco sobre buracos negros, e há um deles relativamente próximo de nós.

Depois disso eu penso novamente, seria a nossa vida algo estável?

3 comentários:

Anônimo disse...

Antonio vou te ensinar o ato de ignorar, quando ignoramos algo ele deixa de existir. Vamos ignorar esse buraco negro.

Anônimo disse...

é, meu amor, nada é estavel... Mas chego a conclusão que não deve ser. O ser humano passou do ponto onde ele precisava de equilibrio, o que queremos agora é ser uma coisa ou outra, ter algo ou não...Não devemos requisitar estabilidade de um universo onde nem mesmo nos, que somos tão pequenos, conseguimos tê-la.
Penso que existem certas coisas que nos somos microscopicos demais para entender ou descobrir. Não digo que não devemos procurar respostas, devemos, mas algumas não são feitas para nos.
E assim caminha a vida..Em sua instabilidade. Um segundo muda o que poderia ser uma vida inteira. E é assim para todos.
Aquele filme e fez mal, alias.

Anônimo disse...

que que é esse coraçãozinho?