domingo, 2 de dezembro de 2007

MARIJUANA


Conhecida no Brasil pelo nome popular de maconha... Bagulho pelos manos...porra pelas bichas e Cannabis sativa pelos boiologos. A maconha possui um preço mais elevado do que o cigarro convencional, porem em grandes metrópoles é misturada com bosta de cavalo, a maconha vendida em grandes cidades é um produto adulterado por vezes contendo maior quantidade d THC, que é o delta-9-tetrahidrocanabinol uma substancia que pode ser usada como medicamento terapico, porem que no Brasil não e utilizada para nada com fins legais.
Continuando...o tabaco, possui uma capacidade maior que a da maconha de viciar seu usuário, porem, observa-se que o tabaco é uma droga que por ser legal possui grupos de estudos para o combate de sua dependência. A maconha não possui grandes grupos de estudo para combate de sua dependência; a própria dependência deste produto e questionada por seus usuários. No DSM-IV, a maconha preenche os campos necessários para que possa ser considerada droga viciante e os teste fisiológicos demonstram que seu uso freqüente aumenta a sua tolerância no organismo, sendo necessário ao usuário a maior freqüência de seu uso ou o maior nível de THC no produto.
Fisiologicamente a maconha inibe o desenvolvimento do lobo pré frontal, diminui a capacidade dos neurônios de fazer e de refazer a conexão do axônio através da bainha de mielina; o que faria com que o usuário não atinja o nível de maturidade esperado para sua idade e atrapalhe o seu desenvolvimento cognitivo (a maconha faria então com que adultos se comportem como adolescentes burros, isso se observado em classe de cultura não privilegiada e de baixa perspectiva de futuro aumenta o quadro vicioso de uso da maconha e diminuição da capacidade de sub-existencia), o que se pode observar de forma empírica nos usuários deste produto.
A maconha através de estudos feitos em populações de todas as rendas apresenta um quadro peculiar, é a única droga que cresce em números de usuários e que mantém de forma fiel o seu cliente, seja por sua facilidade de consumo, pelo seu valor reduzido em consideração a outras drogas ou pela influencia da mídia que transforma a maconha em um produto livre de contaminação, pois se uma droga Virtualmente é incapaz de viciar ela também e incapaz de se disseminar. A maconha e uma droga de grande contaminação, sendo em alguns grupos sociais de utilização comum, e considerada mais saudável do que o cigarro, um conceito comprado pelo leitor leigo que ao ir a banca encontra diversas matérias a respeito de sua possível legalização.
Vicio: considera-se que a maconha não cause vicio fisiológico por não se observar alterações fisiológicas em sua abstinência, porem, a maconha é droga capaz de causar dependência psíquica, cria comportamento viciante caracterizado pela frase "não sei, quando vi, já estava fumando novamente", a abstinência desta droga causa comportamento violento em seus dependentes, considerado por alguns estudos como resposta agressiva mais intensa que a da abstinência da cocaína.
O comportamento violente aos usuários da maconha se da pela influencia nos receptores e neurotransmissores ao qual esta droga esta associada, sua quebra de homeostase altera o funcionamento comum das conexões neurais dando ao usuário um comportamento atípico a sua normalidade, esta anomalia e precursora da psicose inicial e da esquizofrenia temporária. O usuário perde a adaptação social e torna-se cada vez mais inapto a conviver em ambientes estranhos dando inicio ao comportamento xenofobico.

Observada estas questões levantadas no Simpósio internacional sobre maconha, ficam algumas questões pendentes, qual a sensação ou barato obtido pela droga que estimula seu uso?? Por que ainda não existe uma terapia correta para os usuarios em vicio que desejam largar a droga, pois ao contrario dos usuarios de outras drogas a insidencia de pessoas que abandonam o uso da maconha é quase inexistente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Moral da História,


http://opoderdegrayskull.blogspot.com/2007/12/moral-da-histria.html

Miguel Santos disse...

o que importa é o uso terapêutico no controlo da dõr cronica... agora que sofro isso na pele há anos e que piora a cada ano, é que percebo o mal que faz proibir totalmente o seu uso.. estou quase no fim da linha. ass:trodon2@gmail.com