quinta-feira, 26 de março de 2009

E se eles realmente existissem?

Da esquerda para a direita: Comediante, Espectral II, Dr. Manhattan, Ozymandias, Coruja II e Rorschach.

Como será que o mundo seria se super-heróis realmente existissem? Será que todos eles seriam tão poderosos como o super-homem? Será que todos eles seriam tão nobres quando o Batman? Teriam o mesmo sense de dever para com o mundo como o Homem-Aranha? Ou tão legais quando o Homem de Ferro?
A resposta é muito certamente: Não! Eles provavelmente seriam como os heróis retratados na Graphic Novel de Alan Moore e Dave Gibbons, Watchmen!
Quem daria o título de herói para um sujeito que tentou violentar uma amiga, eque matava mulheres grávidas? A vida é uma piada, e o sujeito de quem falo é o Comediante (The Comedian), porém algo neste personagem o faz carismático. No filme ele é responsável por duas das cenas mais bonitas da produção, uma no início do filme quando este é morto enquanto a música Unforgettable é tocada, o que faz o personagem não sair de nossa cabeça o filme todo, pois enquanto o seu sangue manchava o bottom do "Smile" (marca registrada do Comediante) e seu corpo caía do alto de seu apartamento até o chão, o Comediante se tornava, realmente, Unforgettable.
Outro momento muito bonito é em seu enterro, quando é tocada a música "The sound of silence".
E o que dizer de Rorschach? Responsável por toneladas de criminosos colocados atrás das grades, porém é um homem extremanente violento, não se importa nem um pouco em quebrar alguns ossos das pessoas para que estas contem a verdade, apesar do grande senso de justiça é o tipo de homem que até o bons teriam medo. Rorschach é caçado como um rato pelo governo que proibiu há muito tempo que heróis mascarados saíssem por aí fazendo o que sabem fazer. Este é com certeza o mais próximo de um herói que poderíamos ter em nosso mundo.
E o que dizer de um herói inseguro, solitário, aposentado, e aparentemente com a vida mais chata do mundo e apenas um amigo que vê uma vez por semana? Este é o Coruja (Night Owl II), o segundo coruja na verdade, que veio substituir o antigo que havia ficado velho demais para entrar em tantos conflitos. Dan aceitou totalmete a aposentadoria e ficou muito perturbado com a morte do Comediante e da eminência de uma guerra nuclear. Isso mostra que o dia-a-dia de um super-herói pode ser tão complicada quanto a nossa, ou embaraçosa também, como no momento em que este "falha" quando a Senhorita Júpiter está nua em seus braços. Apesar disso o Coruja mostra um grande sendo de humanidade e companheirismo para com seus amigos, principalmente para com Rorschach, que foi seu parceiro de vigilância por tanto tempo.
Falando da senhorita Júpiter (Juspeczyk), esta é a Espectral II (Silk Specter II), a Espectral I fora sua mãe, que pressionou a filha a se tornar uma vigilante também. Aliou-se os outros vigilantes ainda muito jovem (pouco mais de 20 anos), e desde o começo se encantou com o Dr. Manhattan, que era muito mais velho e casado. Os dois começaram a ter uma relação e quando a esposa do Dr. descobre tudo, esta o deixa acusando-o de pedofilia. Tudo isso mostrou o quão pacionais os heróis podem ser, Laurie não se importou de se envolver com um homem casado. Mais tarde ela deixaria o Dr. Manhattan para ficar com outro vigilante, o modo como as coisas acontecem é uma mistura do triste com o bonito, porém em nosso mundo ela talvez não tivesse o status de boa moça. Entretanto Laurie consegue reanimar a vida do Coruja e ambos voltam a sair a noite como vigilantes, a garota se mostra muito corajosa e luta até o fim para convencer o Dr. Manhattan a ajudar o mundo.
Falando no Dr. Manhattan, este sim seria o super-homen, muito mais até eu diria, o Dr. Jonathan Osterman era um físico nuclear que, depois de um acidente, ganhou poderes incríveis, passou a ter domínio total da matéria, podia destruir exércitos com a força de um pensamento, poderia se teleportar e estar em vário lugares ao mesmo tempo, poderia até mesmo ver seu próprio futuro, pronto! A humanidade está salva para sempre não é? Infelizmente não, o que acontece é que o Dr. Manhattan, com o tempo, foi perdendo seus sentimentos humanos, e também qualquer vínculo que possuía com a Terra. Nosso mundo não fazia mais nenhum sentido para ele. Imagine você vivendo em um mundo com este ser? E imagine que ele não Vê diferença alguma em um ser humano vivo ou morto, pois ambos possuem o mesmo número de moléculas? Entretanto ao longo do filme Jon mostra que não é totalmente destituido de sentimentos.
E se o homem mais inteligente do mundo fosse também muito forte a ágil, tão inteligente que poderia calcular a trajetória de uma bala e pegar ela com as mãos? Além disso é milionário e amado por todos, imagine se o objetivo deste homem é construir reatores de produção de energia para que todos no mundo tivessem acesso gratuito a ela? Perfeito? Outra vez não! Adrian Veidt, mais conhecido por seus amigos vigilantes como Ozymandias possui o plano mais insano que alguma mente poderia ter para salvar o mundo, o sacrifício de milhares para salvar bilhões...

Assim que o filme terminou na primeira vez que eu assisti eu não poderia dizer realmente que adorei, era muita informação em quase 2 horas e 50 minutos de filme, mas com o tempo, e pensando em tudo que aconteceu, eu me convenci que o filme é um dos melhores que já vi, fui assistir novamente ontem (por um acaso do destino) e agora eu recomendo, assistam! Pois você pode encontrar um pouco de cada um que conhece nestes personagens, e até, um pouco de você mesmo.

2 comentários:

Louis disse...

Boa análise! Esses caras são o máximo. Uma paródia de todos nós...

Rosy disse...

vai assistir o millionaire vai ow!