quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A busca pelos prazeres

Dizem que a unica maneira de se livrar de uma tentação, é sucumbindo à ela. Talvez isso seja realmente verdade, e sabem porque? Porque as tentações nos trazem prazer.

O Dicionário Houaiss descreve a palavra "prazer" da seguinte maneira:

"Sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma tendência, de uma necessidade, do exercício harmonioso das atividades vitais etc.; alegria, contentamento, júbilo"

Andei pensando muito em prazeres e percebi que o que realmente move a humanidade não é nada mais do que a busca pelos prazeres. Falando dessa forma, parece ser algo feio, principalmente porque na maioria das vezes a palavra "prazer" é associado à volúpia, às sensações e satisfações sexuais. Esse é talvez o caminho mais natural de se encontrar prazer, mas não podemos nos esquecer que prazer é genericamente sinônimo de alegria, contentamento e Júbilo.
A raça humana vive pelo prazer! Estamos o tempo todo em busca dele, desde o momento em que nossos ancestrais começaram a desenvolver inteligência, começou uma busca desesperada por sensações que nos dessem satisfação. E dessa forma começamos a encontrar prazer em tudo, desde as coisas mais simples, até as mais complexas.
Deixando um pouco de lado os prazeres carnais (o qual nascemos com ele), talvez um dos primeiros prazeres que percebemos foi o da descoberta. Os "homens das cavernas" inventaram ferramentas, armas e até a pintura rupestre, e isso dava conforto, praticidade e beleza. Isso certamente proporcionava prazer a eles, e começou a impulsioná-los a um ciclo em que o conhecimento e a descoberta trazia o prazer, que por sua vez o incentivava a continuar aprendendo.
Hoje em dia, nada mudou. O que faria uma pessoa trabalhar 8 horas diárias, ficando longe da familia e dos amigos, senão a busca por prazer? Tudo bem, nem todos sentem prazer no trabalho que desempenham, mas o mundo moderno criou uma doença contagiosa e sem cura que se chama "dinheiro", e muitos prazeres são obtidos atraves desse artefato. Prazer em comer uma boa comida, prazer em morar em um lugar bonito e tranquilo, prazer em ter uma vida classificada pela sociedade como "digna". O homem moderno se tornou então prisioneiro de seus prazeres.
Prefiro pensar que os melhores prazes ainda estejam nas coisas mais simples, como ver os amigos, tomar um banho de chuva, escrever um programa de computador que funciona, viajar pra um lugar desconhecido, descobrir uma nova paixão... e o sexo continua sendo uma boa.

Seja lá como for, todos os nossos sentimentos e atitudes sempre nos remetem ao prazer. É ele que move a humanindade. Sejam eles prazeres bonitos e construtivos, ou feios e trágicos.

Um comentário:

FaGuS disse...

Adorei o post... obras perfeitas não precisam de adendos...